Acho importante pensar que conduzir é diferente que controlar.
Controlar é uma ilusão. Conduzir é diferente. Conduzir não está relacionado ao medo. Mas sim, à presença, escuta, flexibilidade. Conduzir me inspira troca. Conduzir me diz que vem de dentro. Controlar vem de fora. Vem da imagem que queremos ter. Controlar me fala de poder. Conduzir me lembra caminho. Mas então, uma das coisas que me assusta é quando eu sinto que não tou conduzindo a minha vida, que não tem troca, escuta, flexibilidade. E aqui me chegam duas sutilezas; uma é quando me vejo querendo controlar ao invés de conduzir, quando me sinto buscando o poder de “uma criança que não quer mais ser ignorada”. Então, eu me dou conta que ninguém tem nada a ver com isso ALÉM de me lembrar que hoje pode ser diferente. Então, essa puxada pra razão de que “ninguém está contra mim”, me faz centrar novamente.
A outra sutileza, nem tão sutil, é quando me sinto conduzida pela vida ao invés de eu mesma, conduzir. Isso não quer dizer que a vida tem que ser como eu quero. Lembra que conduzir é outra coisa. Conduzir é fluir junto. Mas eu estou falando de quando parece que tudo saiu do lugar e que entramos numa estrada que não precisava entrar, mas entramos.
Então, o retorno é lá na frente. E precisamos estar mais atentos a esse caminho, porque podemos perder novamente a saída e ficar em círculos infinitos. É isso que sinto. E é tão sutil. A mudança é rápida, mas não acontece de repente. Você entende? A vida dá sinais que estamos numa estrada delicada. Que é preciso enxergar o caminho sem querer atravessar no automático. Hoje, eu senti de trazer essa reflexão pra dizer que pode ser diferente. Não estou dizendo que vai ser fácil. Mas podemos estar mais presentes em nossas vidas. Eu acredito que seja uma forma de evitar surpresas mais densas. E quando eu me refiro a presença, eu quero dizer ter mais consciência das nossas escolhas. A razão delas. Se elas falam com a nossa essência. Mudanças são desafios mesmo. Mas quando conseguimos atravessar esses caminhos, não há sensação melhor.