Ele perde o interesse.
E um dos maiores desafios dos atores é se manter presente no mercado. E essa presença não precisa ser, necessariamente, trabalho. Existe uma construção abstrata que é, tremendamente, responsável pela sua imagem e que é fundamental ser considerada.
Essa construção está ligada a tudo o que está FORA de cena. A sua postura na vida, nas redes sociais, nos relacionamentos profissionais com parceiros e diretores, sua visão de mundo, seu foco de interesse e a forma como você comunica tudo isso, pode gerar muito valor para você.
E pode gerar valor pela reciprocidade das pessoas, pela curiosidade que você instiga nas pessoas por ser quem é. Essa curiosidade não é pra ser tomada como um “produto a ser criado”, mas sim, ela chega de um jeito natural a partir de quem você é, realmente.
Sim, é verdade. Não podemos controlar o que as pessoas pensam ao nosso respeito, mas podemos controlar as informações que enviamos a elas. Mas, por favor, que essas informações sejam verdadeiras. A arte, a sua arte está relacionada ao seu ponto de vista sobre o mundo. Então, cada vez mais, eu acredito que seja impossível ser um artista sem um compromisso social.
Esse compromisso nasce com a consciência da significância do seu trabalho. Você deve saber que ser um artista vai além do que fazer o “seu trabalho e ganhar por ele”. Existe uma rede emocional, social e espiritual aqui e, quanto maior a conexão que você fizer, maior será o retorno. E é aqui onde entra o seu diferencial. A singularidde que habita no seu trabalho.
A comunicação é uma arte valiosa.
Quando o artista confia no que faz, ele confia no que é capaz de oferecer. E nesse contexto, tudo o que vier de você, terá uma assinatura natural. Por isso, é tão importante estar atento aos seus processos emocionais e criativos, aos seus interesses e inspirações e não, somente a agradar um mercado. Olha. Não é sobre isso mesmo, ser artista.
Ser um artista está relacionado, antes de tudo, a estar alinhado a sua identidade. A consciência desse lugar, expande. Torna o artista, único.
Então, sim.
Você estará presente. Dentro e fora de cena.
Presente.