Mudança assusta.
Crescer assusta. E isso não está relacionado a idade que temos, mas ao desconhecido que se apresenta. Muitas pessoas paralisam diante dessa certeza. Talvez a única que podem ter. Nós construímos uma mudança, mas não podemos controlar seu processo. A única coisa que podemos ter é domínio sobre nós mesmos, diante da vida.
E ter um domínio emocional, é o grande desafio de toda mudança. Queremos confiar que damos conta. E eu acredito que essa seja a parte principal a ser construída primeiro. E pra isso, reconhecer suas armadilhas emocionais, é prioridade. Caso contrário, você pode não perceber, mas suas defesas já vão tratar de você se arrepender de qualquer mudança logo ali na frente. É a famosa zona de segurança. Se você queimar a margem, soa o alarme.
Por isso, você precisa aprender a expandir o horizonte emocional. A autoestima. A autoconfiança. Aprender a dizer SIM para você. E no começo, isso dá medo. Precisamos construir uma permissão interna e segura de seguir adiante, com amor a cada limite que vamos abrindo e curando.
E quando sentir que o medo cresceu, a melhor coisa é acolher esse medo, escutar esse medo. Dar as mãos pra esse sentimento e saber que SEMPRE existe um jeito de seguir em frente.
Mas, nunca desista.
Sabe por quê? Porque a vida está falando com você. Ela está mostrando o que você precisa agora e que, muitas vezes, ainda não é o que você deseja. Mas é o que você precisa pra chegar onde você deseja.
Entende?
Por isso, se estiver doendo muito a mudança que deseja, fale sobre isso com alguém, fale sobre o que sente e busque a clareza que precisa pra seguir.
Pedir ajuda é maturidade emocional.
E só sendo verdadeiro sobre as suas limitações é que você vai confiar que pode chegar onde deseja – porque você está jogando limpo com você.
E você pode se surpreender com os presentes que a vida vai trazer. Se permita receber. Se permita estar aberto. Não, não é fácil. É um exercício diário e não é linear. A vida não é exata. Mas, pelo menos, foi você mesmo que criou (e cria) as suas regras.
Você mesmo se trouxe até aqui. Então, você mesmo pode mudar tudo. E você é a única pessoa que pode fazer isso. Por isso, a vida é um jogo possível. Tenha fome de ganhar. Fome é o senso de urgência.
Sinta urgência por você.
E transforme.